MedStudents Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Plano de Estudos

+4
láudano
LS
Duarte R
MarCosta
8 participantes

Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Plano de Estudos

Mensagem  MarCosta Qui Jan 01, 2009 6:50 pm

Plano de estudos da Faculdade de Medicina de Lisboa

1º Ano

1º Semestre

Introdução
Módulo I.I. Biologia Molecular, Celular e do Desenvolvimento Humano e Genética
Módulo II.I. Sistemas Orgânicos e Funcionais
Módulo III.I. Medicina Clínica:O Médico, a Pessoa e o Doente
Tronco Comum I
I.a) Ética e Ciências Sociais
I.b) Suporte Básico de Vida
Tronco Opcional I
Tecnologias de Informação e Comunicação

2º Semestre

Módulo I.II. Biologia Molecular, Celular e do Desenvolvimento Humano e Genética
Módulo II.II. Sistemas Orgânicos e Funcionais
Módulo III.II. Medicina Clínica: O Médico, a Pessoa e o Doente
Estágio de Cuidados de Enfermagem
Prática de Saúde na Comunidade I
Tronco Opcional II
Língua Estrangeira (Inglês)

2º Ano

1º Semestre

Módulo II.III. Sistemas Orgânicos e Funcionais
Tronco Comum II
II.a) Microbiologia / Infecção / Imunidade
II.b) Introdução à Medicina da Mulher
II.c) Introdução à Medicina da Criança e da Família
Tronco Opcional III

2º Semestre

Módulo IV.I. Introdução à Patologia dos Sistemas Orgânicos
Módulo III.III. Medicina Clínica: O Médico, a Pessoa e o Doente
Prática de Saúde na Comunidade II
Tronco Comum III
Neurociências
Tronco Opcional IV

3º Ano (Plano antigo)

Anatomia Patológica
Farmacologia
Genética
Introdução à Clínica
Mecanismos de Doença
Microbiologia

4º Ano

Semestre Rotativo

Módulo V.I Medicina Interna
Cardiologia
Dermatologia
Epidemiologia
Farmacologia Clínica e Terapêutica
Hematologia
Medicina Interna
Medicina Laboratorial
Pneumologia

Módulo VI.I Pediatria
Pediatria I
Tronco Opcional V

Semestre Rotativo

Módulo VII.I Cirurgia Geral
Angiologia e Cirurgia Vascular
Cirurgia Geral
Cirurgia Plástica e Reconstrutiva

Módulo VIII.I Psiquiatria
Psiquiatria I

Módulo IX Neurociências clínicas
Neurologia
Oftalmologia

Tronco Opcional VI

5º Ano

Semestre Rotativo

Módulo V.II
Medicina Interna
Doenças Infecciosas
Endocrinologia
Gastrenterologia
Medicina Interna
Nefrologia
Reumatologia
Imunologia Clínica

Módulo VIII.II Psiquiatria
Psiquiatria II

Módulo X Medicina Geral e Ciências Sociais
Ética e Deontologia Médicas
Medicina Geral e Familiar
Medicina Legal e Ciências Forenses

Tronco Opcional VII

Semestre Rotativo

Módulo VI.II Pediatria
Pediatria II

Módulo VII.II Cirurgia Geral
Cirurgia Geral
Cirurgia Cárdiotorácica
Otorrinolaringologia
Ortopedia
Urologia

Módulo XI Obsterícia e Ginecologia

Tronco Opcional VIII

6º Ano

Áreas
Medicina
Cirurgia
Pediatria
Obstetrícia/Ginecologia
Medicina Geral e Familiar
Saúde Mental

O nosso agradecimento ao Duarte_R e à Jane por terem disponibilizado as fontes!
Qualquer alteração ou erro agradecíamos que fosse indicado.


Última edição por MarCosta em Sex Jan 02, 2009 8:11 am, editado 2 vez(es)
MarCosta
MarCosta
Administrador

Mensagens : 127
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 35
Localização : Vila Nova de Gaia / Covilhã

https://medstudentsportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  Duarte R Qui Jan 01, 2009 8:11 pm

www.fm.ul.pt
ensino-»mestrado integrado em medicina-»nucleo curricular obrigatório (ainda n se encontra la o do 3º ano porque é o unico ano cuja reforma nova ainda não saiu definitivamente - é o unico ano que ainda tem em vigor a antiga reforma, mas a partir do ano que vem nos ja teremos a nova)

Duarte R

Mensagens : 18
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 34
Localização : Arraiolos/Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  LS Sex Jan 02, 2009 8:50 am

LOL hilariante, se o actual 2º ano tivesse o plano antigo que o actual 3º tem, só teriamos 3 cadeiras o ano inteiro Shocked Exclamation

LS

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  Duarte R Sex Jan 02, 2009 11:12 am

entao, mesmo por isso e que o plano foi mudado. Tinhas muito pouca prática e o 2º ano era um ano meio morto. Agora está recheado de cadeirões Surprised Na noite da medicina até gozam com a inércia do antigo 2º ano

Duarte R

Mensagens : 18
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 34
Localização : Arraiolos/Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  LS Sex Jan 02, 2009 11:16 am

Duarte R escreveu:entao, mesmo por isso e que o plano foi mudado. Tinhas muito pouca prática e o 2º ano era um ano meio morto. Agora está recheado de cadeirões Surprised Na noite da medicina até gozam com a inércia do antigo 2º ano

Talvez não me tenha feito entender. Se reparares nós (2º ano) só não tivemos 3 das 6 cadeiras que o actual 3º ano está a ter...penso que vamos ter um 3º ano de férias! Very Happy (ou não).

LS

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  Duarte R Sex Jan 02, 2009 1:45 pm

LS escreveu:
Duarte R escreveu:entao, mesmo por isso e que o plano foi mudado. Tinhas muito pouca prática e o 2º ano era um ano meio morto. Agora está recheado de cadeirões Surprised Na noite da medicina até gozam com a inércia do antigo 2º ano

Talvez não me tenha feito entender. Se reparares nós (2º ano) só não tivemos 3 das 6 cadeiras que o actual 3º ano está a ter...penso que vamos ter um 3º ano de férias! Very Happy (ou não).

LOL, não Laughing
Já viste o projecto do plano do proximo ano? Além de continuarmos IC e anat pat do 2º sem, temos mecanismos da doença (com cadeiras dedicadas a cada sistema de orgaos), oncobiologia, biologia do envelhecimento e mais umas cenas que ainda não estão definidas (ah, e lembro-me de o regente de genética ter dito que iamos ter o resto de genética nesse ano). Eles inventam cadeiras para nos manter ocupados Laughing Achas que depois tanta porrada nos deixavam descansar? No

Duarte R

Mensagens : 18
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 34
Localização : Arraiolos/Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  LS Sex Jan 02, 2009 2:11 pm

Duarte R escreveu:
LS escreveu:
Duarte R escreveu:entao, mesmo por isso e que o plano foi mudado. Tinhas muito pouca prática e o 2º ano era um ano meio morto. Agora está recheado de cadeirões Surprised Na noite da medicina até gozam com a inércia do antigo 2º ano

Talvez não me tenha feito entender. Se reparares nós (2º ano) só não tivemos 3 das 6 cadeiras que o actual 3º ano está a ter...penso que vamos ter um 3º ano de férias! Very Happy (ou não).

LOL, não Laughing
Já viste o projecto do plano do proximo ano? Além de continuarmos IC e anat pat do 2º sem, temos mecanismos da doença (com cadeiras dedicadas a cada sistema de orgaos), oncobiologia, biologia do envelhecimento e mais umas cenas que ainda não estão definidas (ah, e lembro-me de o regente de genética ter dito que iamos ter o resto de genética nesse ano). Eles inventam cadeiras para nos manter ocupados Laughing Achas que depois tanta porrada nos deixavam descansar? No

Pois, de facto. Shocked

LS

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  láudano Sáb Jan 03, 2009 6:43 am

Acho o vosso plano curricular o melhor. Pena é a história dos módulos. Amigos meus da FML queixam-se a valer.

A verdade é que no fim saímos todos a saber o mesmo de medicina (quem se esforçar é obvio) mas mesmo assim a vossa faculdade parece ter o programa curricular, no mínimo, mais agradável à vista! Rolling Eyes

láudano

Mensagens : 35
Data de inscrição : 30/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  Duarte R Sáb Jan 03, 2009 7:17 am

láudano escreveu:Acho o vosso plano curricular o melhor. Pena é a história dos módulos. Amigos meus da FML queixam-se a valer.

A verdade é que no fim saímos todos a saber o mesmo de medicina (quem se esforçar é obvio) mas mesmo assim a vossa faculdade parece ter o programa curricular, no mínimo, mais agradável à vista! Rolling Eyes

Olha que os módulos até é bom. Há mais integração de conhecimentos. Por exemplo, em vez de dares a anatomia, a histologia, embriologia e fisiologia de um sistema de órgãos separadamente ao longo de semestres e anos, dás tudo ao mesmo tempo nas diferentes cadeiras, o que permite melhor retenção de conhecimentos. Já este ano, no 2º ano, passámos a ter um módulo de imunidade e infecção, onde temos microbiologia+imunologia+infecciologia. É muito melhor e integras muita coisa. No 2º semestre temos neurociência básicas, onde vamos ter neuroanatomia, psicologia e a farmacologia e fisiologia do sistema nervoso, and so on. Na realidade, continuamos a ter "cadeiras estanques", só que as matérias são dadas integradamente, e no final, tens de passar à prática para ires a exame, exame esse que também engloba as cadeiras todas do módulo (ex.: 100 escolhas múltiplas de anatomia+fisiologia+histologia). E o nosso plano também é bom porque temos logo contacto com a clinica desde o 1º ano (meses de estágios em CS e hospital), fisiologia desde o 1º ano, farmaco e micro desde o 2º, IC desde o 2º, infecciologia e intro a saude da mulher no 2º...

Duarte R

Mensagens : 18
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 34
Localização : Arraiolos/Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  Eruasemmo Sáb Jan 03, 2009 7:25 am

Começa-se a aproximar muito daquilo que existe nas duas escolas médicas mais recentes, a ECS da UM e a FCS da UBI. Tem bastante de positivo por acaso.

Eruasemmo

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 35
Localização : Ermesinde/Alfena e COIMBRA

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  láudano Sáb Jan 03, 2009 9:36 am

Duarte R escreveu:Olha que os módulos até é bom. Há mais integração de conhecimentos. Por exemplo, em vez de dares a anatomia, a histologia, embriologia e fisiologia de um sistema de órgãos separadamente ao longo de semestres e anos, dás tudo ao mesmo tempo nas diferentes cadeiras, o que permite melhor retenção de conhecimentos. Já este ano, no 2º ano, passámos a ter um módulo de imunidade e infecção, onde temos microbiologia+imunologia+infecciologia. É muito melhor e integras muita coisa. No 2º semestre temos neurociência básicas, onde vamos ter neuroanatomia, psicologia e a farmacologia e fisiologia do sistema nervoso, and so on. Na realidade, continuamos a ter "cadeiras estanques", só que as matérias são dadas integradamente, e no final, tens de passar à prática para ires a exame, exame esse que também engloba as cadeiras todas do módulo (ex.: 100 escolhas múltiplas de anatomia+fisiologia+histologia). E o nosso plano também é bom porque temos logo contacto com a clinica desde o 1º ano (meses de estágios em CS e hospital), fisiologia desde o 1º ano, farmaco e micro desde o 2º, IC desde o 2º, infecciologia e intro a saude da mulher no 2º...
Sim realmente parece muito bom, não termos o esforço extra de integrar tudo à parte. Mas segundo o que me disseram, as coisas não são assim tão integradas! Ainda é tudo muito bonito, tipo ideia no papel, porque na prática já me contaram que há muitas falhas. O que é normal nas primeiras vezes em que algo é aplicado. Apesar de tudo considero, teoricamente, um bom esquema curricular Smile

láudano

Mensagens : 35
Data de inscrição : 30/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  Duarte R Sáb Jan 03, 2009 10:06 am

Sim, no passado 1º ano, dado que foi o primeiro, houve muita porcaria, porque ainda não havia organização. Mas este ano posso-te dizer que as coisas já estão a correr melhor. Por exemplo, o plano de estudos do 2º ano não consegue ser mais integrado Razz No inicio do 1º ano há alguma dificuldade em notar a integração por causa do choque do ensino superior, e de se levar logo com anatomia, bioquimica e alguma biofisica na fisiologia. Mas, à medida que as coisas evoluem no 1º ano, chega-se ao 2º semestre, onde se tem, p.e., no módulo II.II: histologia+fisiologia+anatomia, e melhor integração dos sistemas de órgãos nao podia mesmo haver. Embriologia passou a ser uma "cadeira" autónoma, fora de histologia como era em todas as faculdades, e está no mesmo módulo que introdução à genética.

Duarte R

Mensagens : 18
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 34
Localização : Arraiolos/Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  láudano Sáb Jan 03, 2009 10:07 am

Duarte R escreveu:Sim, no passado 1º ano, dado que foi o primeiro, houve muita porcaria, porque ainda não havia organização. Mas este ano posso-te dizer que as coisas já estão a correr melhor. Por exemplo, o plano de estudos do 2º ano não consegue ser mais integrado Razz No inicio do 1º ano há alguma dificuldade em notar a integração por causa do choque do ensino superior, e de se levar logo com anatomia, bioquimica e alguma biofisica na fisiologia. Mas, à medida que as coisas evoluem no 1º ano, chega-se ao 2º semestre, onde se tem, p.e., no módulo II.II: histologia+fisiologia+anatomia, e melhor integração dos sistemas de órgãos nao podia mesmo haver. Embriologia passou a ser uma "cadeira" autónoma, fora de histologia como era em todas as faculdades, e está no mesmo módulo que introdução à genética.

Viva à integração. Deve ser mesmo porreiro Smile

láudano

Mensagens : 35
Data de inscrição : 30/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  Duarte R Sáb Jan 03, 2009 10:18 am

Ser é, mas a carga de trabalho com que levamos logo no 1º ano chega a ser exagerada, mas no fim, conseguimos fazer Surprised Agora já estamos mais habituados e não nos parece tão trabalhoso, porque já temos ritmo.
Outra coisa que me esqueci de referir, e que está inserido no 1º semestre, no módulo de Tronco Comum, é Suporte Básico de Vida. Nem todas as faculdades o têm no 1º ano, o que eu acho, sinceramente, uma grande gralha.

Duarte R

Mensagens : 18
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 34
Localização : Arraiolos/Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  lctmz Sáb Jan 03, 2009 10:23 am

Duarte R escreveu:Outra coisa que me esqueci de referir, e que está inserido no 1º semestre, no módulo de Tronco Comum, é Suporte Básico de Vida. Nem todas as faculdades o têm no 1º ano, o que eu acho, sinceramente, uma grande gralha.
Também tivemos Suporte Básico de Vida no 1º ano, mas sei que há 2 ou 3 anos não era no 1º ano.

lctmz
Administrador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 34
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  láudano Sáb Jan 03, 2009 10:29 am

Duarte R escreveu:Ser é, mas a carga de trabalho com que levamos logo no 1º ano chega a ser exagerada, mas no fim, conseguimos fazer Surprised Agora já estamos mais habituados e não nos parece tão trabalhoso, porque já temos ritmo.
Outra coisa que me esqueci de referir, e que está inserido no 1º semestre, no módulo de Tronco Comum, é Suporte Básico de Vida. Nem todas as faculdades o têm no 1º ano, o que eu acho, sinceramente, uma grande gralha.
Nós não tivemos suporte básico de vida no primeiro ano.
Entretanto já o tive.
Até agora nunca precisei de salvar ninguém.


Apesar disso, estudei muito a acelaração do carro no plano inclinado tendo em conta a força de atrito, as forças (e os seus momentos) exercidas na elevação de uma caneca de cerveja, o indice de massa corporal da barbie juntamente com a origem da vida, a reacção orgânica de um grupo acetal para um grupo hemi-acetal... Coisas assim... Bonitas. cyclops

láudano

Mensagens : 35
Data de inscrição : 30/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  láudano Sáb Jan 03, 2009 10:30 am

Duarte R escreveu: Nem todas as faculdades o têm no 1º ano, o que eu acho, sinceramente, uma grande gralha.

Esqueci-me de dizer que concordava completamente contigo.

láudano

Mensagens : 35
Data de inscrição : 30/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  MarCosta Sáb Jan 03, 2009 10:34 am

láudano... Evita fazer dois post's seguidos... quando quiseres acrescentar algo utiliza o edit Wink
MarCosta
MarCosta
Administrador

Mensagens : 127
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 35
Localização : Vila Nova de Gaia / Covilhã

https://medstudentsportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  edgar Ter Fev 10, 2009 10:44 am

Boas, estou a pensar entrar na faculdade de medicina de lisboa, e queria saber se e possivel obter aqui um exemplo de horario, de 1º ou 2º ano e indiferente, para me poder situar um pouco,e ver se e compativel com outras actividades, fui no site http://www.fm.ul.pt/ mas nao encontrei nada, se me poderem mandar para o mail edgar_bp89@hotmail.com eu agradecia.

edgar

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  Hugo Miranda Sex Fev 13, 2009 11:51 am

edgar escreveu:Boas, estou a pensar entrar na faculdade de medicina de lisboa, e queria saber se e possivel obter aqui um exemplo de horario, de 1º ou 2º ano e indiferente, para me poder situar um pouco,e ver se e compativel com outras actividades, fui no site http://www.fm.ul.pt/ mas nao encontrei nada, se me poderem mandar para o mail edgar_bp89@hotmail.com eu agradecia.
A pedido da zita aqui venho eu responder rapidamente ao futuro caloiro Twisted Evil . No site não vais encontrar os horários porque estes são enviados em pdf para o nosso mail. O problema que vais ter é interpretar o horário! Sim porque se eu te mandar um horário tens de ficar a saber por exemplo que BMC não existe na parte prática em todas as semanas (tens semana sim, semana não... Ou seja uma brutal confusão ao início Razz )! Normalmente tens 2 a 3 tardes livres Wink . Eu vou ver se te mando o pdf com os horários deste ano.

Hugo Miranda

Mensagens : 14
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 34
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  edgar Sex Fev 13, 2009 12:29 pm

Hugo Miranda escreveu:
edgar escreveu:Boas, estou a pensar entrar na faculdade de medicina de lisboa, e queria saber se e possivel obter aqui um exemplo de horario, de 1º ou 2º ano e indiferente, para me poder situar um pouco,e ver se e compativel com outras actividades, fui no site http://www.fm.ul.pt/ mas nao encontrei nada, se me poderem mandar para o mail edgar_bp89@hotmail.com eu agradecia.
A pedido da zita aqui venho eu responder rapidamente ao futuro caloiro Twisted Evil . No site não vais encontrar os horários porque estes são enviados em pdf para o nosso mail. O problema que vais ter é interpretar o horário! Sim porque se eu te mandar um horário tens de ficar a saber por exemplo que BMC não existe na parte prática em todas as semanas (tens semana sim, semana não... Ou seja uma brutal confusão ao início Razz )! Normalmente tens 2 a 3 tardes livres Wink . Eu vou ver se te mando o pdf com os horários deste ano.


Se pudesses fazer isso eu agradecia:)

edgar

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  lctmz Sex Fev 13, 2009 4:27 pm

Edgar, se puderes, substitui @ por [at], de forma a evitar spam.

lctmz
Administrador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 34
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Estudos Empty Re: Plano de Estudos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos