MedStudents Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eutanásia

+2
Eruasemmo
MarcosLemos
6 participantes

Ir para baixo

Eutanásia Empty Eutanásia

Mensagem  MarcosLemos Ter Dez 30, 2008 6:35 pm

Um assunto interessante para se discutir...
Sim? Não? Quando? Onde? porquê?
Dêem as vossas opiniões Razz
MarcosLemos
MarcosLemos

Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 34
Localização : Coimbra - Funchal

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia Empty Re: Eutanásia

Mensagem  Eruasemmo Ter Dez 30, 2008 7:04 pm

Marcos, prometo que depois dos exames te dou um discurso coerente e em condições! Agora estou com a cabeça demasiado cheio da focalhice toda dos últimos dias! pale

Eruasemmo

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 35
Localização : Ermesinde/Alfena e COIMBRA

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia Empty Re: Eutanásia

Mensagem  M. Qui Jan 01, 2009 4:39 pm

Eu sou a favor da eutanásia em situações de sofrimento terminal ou "estado vegetativo" em que se comprove que existem poucas probabilidades/possibilidades de melhoria do estado/condição do doente, em que existe vontade expressa da parte deste (quer por meio directo quer por manifestação anterior da sua vontade quando estava nas suas plenas capacidades) ou em alguns casos de familiares próximos (este é para mim o ponto mais sensível e que é mais discutível porque depende imenso dos casos específicos...penso que poderia ser resolvido pela criação de um Comité de Ética que analisasse essas petições).
Quanto ao porquê...bem, vendo muitas situações na TV, jornais, livros e especialmente já tendo visto algumas ao vivo, acho que existem certos pontos a que se chega em que apenas resta um corpo e sofrimento, muito sofrimento (físico, emocional, psicológico), tanto do doente como da família. Às vezes não resta nada do que a pessoa foi, fica apenas uma sombra pálida da vida que existiu um dia. É uma memória triste para deixar a quem ama/amou essas pessoas e bem...a bad way to go.
Além disso, penso que a missão do médico não é apenas curar mas sim cuidar. É muito mais humano e serve melhor a nossa profissão abreviar o sofrimento do que prolongá-lo inutilmente. É uma má comparação, bem sei, mas se abatemos os animais em certas situações...as razões não serão completamente distintas.

M.

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia Empty Re: Eutanásia

Mensagem  MarCosta Qui Jan 01, 2009 4:51 pm

Não consigo ser totalmente a favor nem totalmente contra. Há muitos se's aqui no meio. Por um lado entendo que muitas pessoas prefiram não prolongar esse sofrimento e que por isso manifestem essa vontade. Mas não sou a favor que, em situações em que o doente não consiga expressar a sua vontade, sejam outras pessoas a decidir por ele... Há que pesar muito bem a sobrevivência/qualidade de vida.
De qualquer forma acho que não seria capaz de a pôr em prática...
Vou reflectir melhor sobre isto e se tiver algo a acrescentar acrescentarei.
MarCosta
MarCosta
Administrador

Mensagens : 127
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 35
Localização : Vila Nova de Gaia / Covilhã

https://medstudentsportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia Empty Re: Eutanásia

Mensagem  Duarte R Sex Jan 02, 2009 3:39 pm

M. escreveu:Eu sou a favor da eutanásia em situações de sofrimento terminal ou "estado vegetativo" em que se comprove que existem poucas probabilidades/possibilidades de melhoria do estado/condição do doente, em que existe vontade expressa da parte deste (quer por meio directo quer por manifestação anterior da sua vontade quando estava nas suas plenas capacidades) ou em alguns casos de familiares próximos (este é para mim o ponto mais sensível e que é mais discutível porque depende imenso dos casos específicos...penso que poderia ser resolvido pela criação de um Comité de Ética que analisasse essas petições).
Quanto ao porquê...bem, vendo muitas situações na TV, jornais, livros e especialmente já tendo visto algumas ao vivo, acho que existem certos pontos a que se chega em que apenas resta um corpo e sofrimento, muito sofrimento (físico, emocional, psicológico), tanto do doente como da família. Às vezes não resta nada do que a pessoa foi, fica apenas uma sombra pálida da vida que existiu um dia. É uma memória triste para deixar a quem ama/amou essas pessoas e bem...a bad way to go.
Além disso, penso que a missão do médico não é apenas curar mas sim cuidar. É muito mais humano e serve melhor a nossa profissão abreviar o sofrimento do que prolongá-lo inutilmente. É uma má comparação, bem sei, mas se abatemos os animais em certas situações...as razões não serão completamente distintas.


Sou da mesma opinião, pelas mesmas razões Exclamation Arrow

Duarte R

Mensagens : 18
Data de inscrição : 30/12/2008
Idade : 34
Localização : Arraiolos/Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia Empty Re: Eutanásia

Mensagem  lctmz Dom Jan 04, 2009 4:21 am

Neste caso não há a prática da eutanásia, no seu verdadeiro significado, mas acho que se relaciona.
Já tem quase 2 meses, mas para quem não conhecer, aqui fica:

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=372383&tema=37

Sou a favor da eutanásia
em casos como os que a M. descreveu, em casos como este:

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=378371&tema=31

lctmz
Administrador

Mensagens : 101
Data de inscrição : 29/12/2008
Idade : 34
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia Empty Re: Eutanásia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos